Já estou esquentando as juntas pra ir pra cozinha fazer nhoque...
Se tem uma coisa que não dá para comprar pronto, porque simplesmente não é a mesma coisa… é o nhoque. Tem que ser preparado em casa ou no restaurante e na hora, pois só assim ele literalmente derrete na boca. Bom, pelo menos o Nhoque de batata da minha mãe, derretia. E nhoque bom tem que derreter na boca.
Essa introdução foi feita pra lembrar que todo dia 29 tem uma simpatia, a simpatia do nhoque que garante dinheiro no bolso o mês todo. Ela consiste em colocar uma nota de qualquer valor embaixo do prato de nhoque! Pode ser real, dólar, euro ou o que for. Em seguida fique de pé e concentre-se. Ainda em pé separe 7 nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois é sentar e desfrutar os outros nhoques!
O dinheiro usado na simpatia… bom, para uns deve ser guardado até o próximo dia 29 para assegurar dinheiro, para outros, deve ser dado para alguém que precise. Escolha você o seu modo ao fazer a simpatia.
Olha, se a simpatia funciona ou não, eu não sei, mas consumir um belo prato de nhoque, pelo menos uma vez ao mês faz um bem… e se não for benéfico pro bolso, será pra alma com certeza.
A Lenda
Conta a lenda que San Gennaro, outros dizem que foi São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. O “Andarilho” comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
NHOQUE TRADICIONAL
INGREDIENTES
Para a Massa1 kg. de batata inglesa
200 gr. de farinha de trigo
1 ovo
sal
PREPARO
1 - Cozinhe as batatas em água levemente salgada, descasque-as e passe-as pelo espremedor;
2 - Misture a farinha, o ovo e o sal e amasse bem, até obter uma pasta homogênea;
3 - Separe porções da massa e enrole, sobre uma mesa enfarinhada, formando rolos de cerca de um centímetro de diâmetro;
4 - Corte a massa em pedaços de três centímetros, aproximadamente, e com o polegar, pressione o centro de cada um, depois marque com um garfo;
5 - Cozinhe-os, aos poucos, em abundante água salgada e fervente. Retire-os assim que subirem à superfície, tempere-os a gosto.
NHOQUE AO MANJERICÃO
Gnocchi al Basilico
Rendimento: 6 porções - Vegetariano
INGREDIENTES
1 kg de batatas inglesas
600 g de tomates cereja
300 g de farinha de trigo
40 g de amêndoas picadas
1 ovo
queijo parmesão ralado
folhas de manjericão
azeite de oliva
sal e pimenta branca em grãos
Obs. Se preferir, faça "gnocchetti" fazendo rolos de massa da grossura de um dedo e cortando-os em pedaços de cerca de um centímetro.
PREPARO
1 - Coloque os tomates em água fervente até a pele soltar. Remova a pele, corte-os ao meio e remova as sementes.
2 - Toste as amêndoas uma frigideira com pouco azeite e misture-as aos tomates. Acrescente o manjericão e leve à geladeira em recipiente fechado, por no mínimo uma hora.
3 - Cozinhe as batatas e água e escorra-as "al dente". Descasque-as, passe-as pelo espremedor e despeje-as sobre uma susperfície lisa na qual foi colocada a farinha de trigo.
4 - Liquidifique o ovo com sal, pimenta e muitas folhas de manjericão e coloque sobre as batatas.
5 - Misture e amasse bem até obter uma massa homogênea. Divida-a em pedaços e forme rolos girando a massa sobre a superfície.
6 - Corte em pedaços pequenos e cozinhe-os em água fervente e salgada, retirando-os assim que subirem à tona.
7 - Tempere-os com os tomates marinados e o queijo ralado.