Crostoli, é uma iguaria da culinária italiana, muito popular, sua origem vem de longe .... remonta a Roma antiga.
Nossos antepassados, nos dias da Roma antiga costumavam cozinhar a pasta (massa) em gordura (frita), a princípio eram conhecidos como frictilia, espécie de bolos fritos típicos da culinária da Roma antiga. Sua mistura consistia de ovos, farinha, açúcar, fermento, gordura de porco, que era introduzido na mistura e também usado para fritar a frictilia. Depois passou a ser uma espécie de mini pizza doce com uma pitada de mel, que era distribuída durante a Saturnália ( festival romano em honra ao deus Saturno que ocorria no mês de dezembro, no solstício de inverno), e usado como presente aos deuses, era uma iguaria típica daquele período. Com o advento do cristianismo e a restrição do consumo de carnes durante o período da quaresma, passou a ser consumido nos intervalos entre as refeições.
Com o passar do tempo sofreu algumas alterações mínimas, e de acordo com a região tem um nome diferente, como: grostoli, chiacchiere, entre tantos outros, no Brasil ganhou mais um nome “cueca virada”.
FRICTILIA
INGREDIENTES
500 gramos de farinha de trigo
02 ovos
01 xícara (chá) de leite
04 colheres (sopa) de açúcar
02 colheres (sopa) de grappa ou de cachaça
01 colher (sopa) de banha de porco
01 colher (sopa) de fermento em pó
Para a cobertura
02 xícaras (chá) de açúcar
02 colheres (sopa) de canela
MODO DE PREPARO
Misture bem em uma tigela a farinha de trigo, os ovos, o leite, o açúcar, a cachaça, a banha e o fermento até que obtenha uma massa homogênea e firme.
Deixe descansar na geladeira coberto por filme de pvc, por 30 minutos.
Retire um pouco de massa por vez, forme bolinhas, abra com rolo na espessura desejada.
Erga para ver se não gruda.
Corte tiras de 3 cm de largura por 10 de comprimento, dê um pequeno corte no centro e passe uma das pontas por este corte, como se estivesse virando para traz.
Numa panela média, coloque 3 xícaras de óleo, deixe aquecer, sem exagero, abaixe o fogo e vá colocando os Crostoli com a ajuda de uma escumadeira, vá virando para fritar dos dois lado, ficam dourados, misture em uma tigela o açúcar, a canela e passe a massa frita nessa mistura.
Se preferir o crostoli salgado é só não passar no açúcar e canela.
Buon Appetito