MEMÓRIA DO ENCONTRO
No final de semana de 07 a 09 de abril de 2023, na seda da Associação dos Funcionários Municipais, em Tuneiras do Oeste - Paraná realizamos o VIII Encontro da Família Barbizan.
Tal festividade estava a princípio marcada o ano de 2020, mês de abril, em Maringá - Paraná. Em fevereiro daquele ano a comissão organizadora se reuniu para analisar a notícia que começava a circular e ganhava força nos informativos sobre o novo coranavírus (COVID-19), seu início e facilidade de contaminação. Decidiu-se então pelo adiamento, deixando como indicativo de realização o mês de julho (Festa Junina) ou na virada do ano de 2020 para 2021, pois se achava que poderia ser um "surto passageiro", posteriormente verificou-se a gravidade que todos nós agora sabemos, e como tal decisão foi acertada.
No ano de 2022 voltando a se reunir, os coordenadores atendendo a diversas solicitações, decidiram pelo novo local e data, e assim foi feito.
Contando com 119 (cento e dezenove) participantes de várias cidades e estados brasileiros, conforme lista de presença, deu-se início no dia 07 de abril as festividades com calorosa recepção a todos que iam chegando, culminando com uma saborosa ceia de cappelletti di formaggio e filé de peixe assado (patrocinado pelo Laerte), em respeito à data (Sexta-feira Santa).
No sábado dia oito de abril chegaram mais familiares; foi servido um farto café matinal, com os crostoli e doces de mamão e abóbora da Thereza, canudinhos da Shirley (que lembra os cannoli), a torta recheada de doce de mamão dos Mastelari os pés de moleque dos Fiori, pães, bolos, queijos, linguiça frita, café, chá, leite, entre tantas outras guloseimas. Estes pratos preparados antecipadamente e trazidos para que todos saboreassem é a confirmação de que na verdade o encontro começou bem antes, primeiro pela expectativa de quando e onde iria acontecer, depois pelos organizadores na preparação minuciosa de todos os detalhes, trocas de ideias e nos dias que anteciparam o evento a adrenalina e correria para não esquecer nada; os demais participantes, na procura por hospedagem, como iriam se deslocar a partir de suas residências, escolha da roupa mais apropriada e a expectativa de encontrar com familiares que a tempos não viam, exemplos como da Desolina, 93 anos, que havia ficado uma semana internada no hospital, e ainda estava com recomendação de repouso, mas a sua vontade em participar e de se fazer presente, superou todos os pedidos para que ficasse descansando em sua residência; dez dias após (20/04/2023) veio a falecer. São essas as motivações que nos recomendam a continuar sempre nos encontrando.
No almoço foi servido um delicioso cappelletti, linguiça, verduras, preparados pela Márcia Tramontini, Cristina, Rafael e Sérgio; e churrasco, bovino, ovino, suíno, (o carneiro e o suíno patrocinados pela Ivone), preparado pelo Sérgio e Marcelo. Tudo regado a um delicioso chopp (parte deles patrocinados pelos Tramontini e pela Simone Pastri), vinhos, sucos e refrigerantes. À tarde foi tomada por uma descontraída gincana preparada e executada pela Soraya, auxiliada pela Vera e Júnior; com a interação participativa envolvendo as pessoas de todas as idades e com a premiação de troféus para os três primeiros colocados. Em seguida o jantar foi servido e na sequência o "baile de aleluia" animou a todos, paralelamente havia um concorrido jogo de truco envolvendo principalmente o pessoal vindo de Itajobi - São Paulo e do Mato Grosso do Sul com muito barulho e animação.
No domingo aquele farto café da manhã abriu a programação e às dez horas aconteceu um concorrido bingo com premiação de brindes ofertados pelos participantes que premiou muita gente, finalizando com o almoço do domingo onde foi incluído além do cardápio do almoço do sábado, o saboroso porco no tacho preparado pelo Carlinho Morais.
A tarde foi chegando, e a emoção da hora da despedida foi tomando conta de todos. Entre abraços, beijos e lágrimas aos poucos os que vieram de mais longe e na sequencia os demais foram retornando a seus lares, com as "baterias recarregadas" de emoções, doces alegrias e aquele sentimento gostoso de pertencer a uma família tão amorosa e fraterna, abençoada pelo nosso bondoso Nosso Senhor, que nos presenteou com dias maravilhosos e uma temperatura agradabilíssima, e certamente acompanhou a todos nos deslocamentos de ida e volta e ao qual, nós damos Graças a Deus.
Agradecemos também aqueles que não puderam participar pelos mais diversos motivos, como cancelamento de voo, responsabilidades profissionais, entre outros, mas sabemos que não foi por falta de vontade ou de empenho, e que estiveram de alguma forma presente em seus pensamentos.
Agradecemos a todos, fique com Deus, forte abraço e até o próximo!
Os organizadores!
FOTOS DOS ENCONTROS ANTERIORES