n1

Translate this Page
Fotos Últimas
DEZEMBRO  (01-11-2024)
Novembro continuação  (01-11-2024)
Contactos  (13-09-2024)

Rating: 2.6/5 (128 votos)


ONLINE
11





Partilhe esta Página


O Padroeiro da Família Barbizan
O Padroeiro da Família Barbizan

Durante o 1º Encontro da Família Barbizan, foi apresentado a proposta de escolhermos São Pio X como Padroeiro de nossa Família, a proposta que foi aprovada por aclamação.


 


 


SÃO PIO X


 


Padroeiro da Família Barbizan


 


Conhecido como o "Papa da Eucaristia".


É considerado por alguns como o maior dos Papas do século XX, disputando tal título com o Papa João Paulo II.





Nome de nascimento: Giuseppe Melchiorre Sarto


Nascimento: 2 de Junho de 1835


Eleição: 4 de Agosto de 1903


Entronização: 9 de Agosto de 1903


Fim do pontificado: 20 de Agosto de 1914


Predecessor: Leão XIII


Sucessor: Bento XV


 


Era o segundo de dez filhos de uma família rural da província de Treviso. Ordenado em 1858, estudou direito canônico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave. Governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia.


 


        Sua canonização foi feita, pois atribui-se a Pio X, ainda em vida, vários milagres. Relatam que pessoas doentes que tinham contato com ele se curavam, e sobre este fato ele mesmo explicava como sendo “o poder das chaves de São Pedro”. Um dos casos mais formidáveis ocorreu durante uma missa, quando ordenou a um padre que apagasse uma determinada vela do altar. Ao final, Pio X pegou esta vela e retirou de dentro uma bomba que fora ali colocada para estourar durante a missa. 


 


São Pio X introduziu grandes reformas na liturgia, sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular na Eucaristia. Permitiu a prática da comunhão eucarística frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão. Promoveu ainda o estudo do catecismo e o canto gregoriano. Criou a Pontifícia Comissão Bíblica e colocou as bases do Código de Direito Canônico, promulgado em 1917 após a sua morte. Publicou 16 encíclicas.


 


O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo".


 


É o patrono dos peregrinos enfermos.


 


Uma curiosidade sobre o seu pontificado, é que foi o terceiro Papa a falecer no dia 20 de agosto. Os outros dois são: Papa João XIV (984) e Papa Pio VII (1823)


 


________________________________


 


Papa Pio X curou, em vida, Bispo Brasileiro.


 


Conta a história que Dom Epaminondas encontrava-se gravemente enfermo, internado em um hospital do Rio de Janeiro, por volta de 1913.


 


Ali era assistido por duas grandes sumidades da medicina, que confessaram ser o seu caso desesperador. Esgotados todos os recursos da medicina, o bispo chegara a receber a Extrema Unção - nome dado ao sacramento da Unção dos Enfermos naquele tempo - e preparava-se para a morte.


 


Monsenhor Amador Bueno estava de viagem para Roma, onde encontraria Sua Santidade. Antes de viajar foi até o hospital pedir a bênção de seu bispo. "Monsenhor reze por mim e peça a bênção de Pio X para um bispo às portas da morte". Disse Dom Epaminondas. Monsenhor Amador prometeu-lhe pedir a sua cura ao Santo Padre, cuja fama de milagres enchia o mundo. E assim o fez. Na audiência que teve com o Papa, este se comoveu com o pedido do Monsenhor e prometeu-lhe rezar por Dom Epaminondas na missa do dia seguinte. Exatamente naqueles dias, o bispo começa a dar sinais de recuperação e para espanto dos médicos passa a uma melhora sem explicações pela medicina. Não havia como negar o milagre do Papa.


 


Extraído do site: Comunidade Pio X - Portal Católico.


 


 

topo