ORIGEM E SIGNIFICADO
A origem do sobrenome Barbisan, e principalmente da Família Barbisan, assim como qualquer estudo sobre origens, gera alguma controvérsia, existe duas publicações que citam a origem do sobrenome Barbisan:
“Famiglie d'altri tempi”, de Mariano Berti e
Dicionário de Sobrenomes Italianos, vol. I de Ciro Mioranza.
Segundo esse último: "Barbisan - Sobrenome de origem italiana, derivado de Barbis (Barba) com o sufixo truncado - an". O sobrenome familiar italiano Barbisan foi considerado como sendo derivado de um apelido popular, atribuída ao fundador deste tronco familiar.
O termo Barbisan foi uma forma reduzida para a grafia Barbisano, esta composta pela junção feita entre o substantivo Barba (em latim Barbis) e o sufixo - ano.
A palavra Barba tem suas origens no latim “barba” ou “barbis” (pêlos do rosto do homem), como sobrenome indica um cidadão que portava uma barba diferenciada.
Em alguns casos tem também o sentido figurado de ancião, conselheiro, homem respeitado na comunidade, pois os mais velhos normalmente portavam longas barbas.
Nos falares regionais da maior parte da Itália tem também o significado expresso de tio.
Desta forma, entre os séculos VIII e XV, pois foi neste período que 90% dos sobrenomes se formaram; um senhor conhecido como “il Barbisano” teve um filho o qual foi então conhecido como "Fulano Filius Barbisano", ou seja, "Fulano filho do Barbisano", o filho deste, ou melhor, neto do patriarca original simplesmente se utilizou do termo após o primeiro nome como forma de se identificar como descendente daquele Senhor, sendo conhecido então como "Sicrano Barbisano", o repasse do termo de geração em geração acabou por transformá-lo em um sobrenome familiar.
Em italiano a frase “Família dos Barbisanos” fica “Famiglia dei Barbisani”, os que passaram a se utilizar deste novo termo deram origem a este braço familiar. Devido ao contato de parte desta família com outros dialetos existentes à época, o termo original acabou sendo reduzido a Barbisan.
ORIGEM E SIGNIFICADO DO SOBRENOME E DA FAMÍLIA BARBISAN, segundo Mariano Berti no terceiro volume do livro “Famiglie d'altri tempi”.
BARBISAN, um sobrenome italiano, presente em uma centena de cidades, com uma clara origem vêneta, estão concentrados principalmente nas províncias de Belluno e Treviso.
Provavelmente encontra a sua origem num antepassado barbudo chamado Zuane (Barba Zan). Barba é também um sinônimo carinhoso de tio, "me barba" que significa "o meu tio".
Atualmente os Barbisan estão concentrados, na Itália, na região do Vêneto e no Triângulo Industrial: Friuli, Toscana e Lázio, alguns na Romgna, Marche, Campânia e na Sicília. Na província de Verona, existem igualmente Barbisani, o resultado de um flagrante erro de transcrição.
Os Barbisan estão na Província de Treviso – Itália, desde o século XVII, e criaram um novo sobrenome: Binati ou Bini. Na cidade de Porcellengo, os Barbisan também são conhecidos como Barbisani, Busia, Bárbari e Barbareti, o último atribuído por ter uma aparência de caráter rude.
Barbizan, com “z” deve-se ao fato das autoridades brasileiras terem aportuguesado o sobrenome, quando da emissão dos documentos no Brasil, apesar de constarem no documento de desembarque Barbisan com “s”.